COOPfafe, um espaço de afetos!

“A gratidão é o único tesouro dos Humildes” - William Shakespeare
image

Uma das experiências mais positivas na minha vida de professor foi o privilégio de me interligar com a COOPFAFE, uma instituição que admiro pelo imenso trabalho que desenvolve a favor dos que mais precisam. Sem sombra de dúvida que o mundo fica mais belo, apesar das muitas necessidades que nele existem, quando, no seu seio, existem espaços como a COOPFAFE.

Caros amigos Parcídio Summavielle, Ana Luísa Damasceno e todos os outros que oferecem parte das suas vidas a ajudarem crianças, jovens e idosos desta nossa terra, obrigado pelo vosso imenso coração. Fafe, e mais em concreto, eu e os meus alunos, deixam aqui, através destas modestas e sinceras palavras, um apreço e um obrigado sincero.

Uma das maiores grandezas da disciplina de Literaturas de Língua Portuguesa, lecionada na Escola Secundária de Fafe, é a possibilidade que oferece aos alunos de, e para além de poderem usufruir das obras dos vários autores de Língua Portuguesa, darem azo à sua criatividade, interligando-se sempre com o meio que os cerca. A palavra, a alma, o sonho, o coração e o engenho surgem, assim, juntos e em sintonia.

Ao estudarmos o poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade, as suas palavras soaram alto no nosso entendimento e a brisa afagou-nos o olhar.

O poeta disse:

«A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade.»

E nós respondemos:

«As frases estão certas. O poeta tem razão. A felicidade existe. Temos de SENTIR O CORAÇÃO!»

O movimento “Sentir o coração”, inspirado na poesia de Carlos Drummond de Andrade, nasceu na Escola Secundária de Fafe, numa das aulas de Literaturas de Língua Portuguesa, com o objetivo de ajudar todos os que precisam de atenção e carinho, tendo a “palavra” como ponto de partida. E foi neste espírito de partilha e amizade que levamos a cabo a construção do livro solidário Criar Laços, para ajudar a construir a Biblioteca na instituição de solidariedade COOPFAFE.

Nada mais belo existe no mundo do que existir a vontade séria de criar laços entre as pessoas, sem esquecer ninguém. É bom ajudar quem mais precisa, pois o sol nasce para todos, e o amor tem uma cor bem definida.

Depois de uma nova caminhada positiva e feliz, um profundo agradecimento tem de ser dirigido àqueles que tornaram possível o livro solidário Criar Laços, principalmente à Mariana, à Rafaela, ao Rui e ao Hugo. Aos responsáveis pelo Agrupamento de Escolas de Fafe e da COOPFAFE, e à GIGAGRAFE, que nos deram a possibilidade de efetuar o nosso projeto solidário, aqui fica também um muito obrigado.

Muitas foram as pessoas que trabalharam neste projeto, desde crianças a homens e mulheres de todas as idades, o que demonstra que a união ajuda a conquistar o céu.

Foi lindo estar presente, de uma forma tão intensa, no lançamento do nosso livro, naquela noite mágica de abril, na COOPFAFE. Nunca a primavera mostrou tanto as suas verdadeiras cores. Na verdade, sempre que o homem olha o mundo com as verdades do coração é mais fácil CRIAR LAÇOS.

Um forte abraço a todos os que fazem da COOPFAFE um verdadeiro espaço de afetos. Nós continuaremos a encontrar nesta casa um porto de abrigo.

«Hoje vai ser um dia Feliz»

Carlos Afonso