image

Perdoem-me a sinceridade, mas cada vez gosto menos da época natalícia.

Não gosto de ser massacrado com publicidade toda igual, nem das luzinhas nas fachadas, nem dos pais natal que ficam pendurados na chaminé e nas varandas até caírem com o calor do verão. Não gosto de ter que me desculpar por não participar em jantares de Natal de amigos, de trabalho, do grupo de baile e afins. Não gosto de ficar embaraçado quando, os que me são próximos, me dão presentes e eu de mãos vazias não posso retribuir. Nada no cenário do Natal é gratuito. Não é das minhas épocas do ano preferidas.

Mas, como quase todos, gosto do dia em si. De estar em família e de ver a criançada feliz. Curiosamente, no dia da Sra. de Antime sinto o mesmo com a vantagem do calor.

Gosto do Natal que sinto quando entro na COOPfafe durante o resto do ano. Quando não existem enfeites, nem luzinhas nem presentes. Gosto daquela gente a fazer diariamente de Pai Natal. Só lhes faltam as barbas brancas.

Gosto do que lá se dá de forma gratuita e sincera nas respostas sociais: na Creche, no ATL e no centro de Dia. Da entrega no Serviço de Apoio Domiciliário. Da nobreza da Loja Social e do Banco Alimentar. Admiro todos os voluntários na instituição.

Aquece-me o coração ver o sorriso de todas as crianças da creche e as palhaçadas da Katia. A Celsa vive atarefada e preocupada na cozinha. O Gualter, no ATL, é seguido por um bando de crianças. A Mina no centro de dia, desde que os idosos chegam, dá todas as comodidades, alegria, conforto e Amor. - Aí Manuela! Vives obcecada por cumprir prazos e fazer tudo direitinho. A Marta sempre com um sorriso e doçura na voz a receber todos aqueles que necessitam de ajuda alimentar na Loja Social. O Dr. Parcídio que, diariamente, faz todos os possíveis para estar com os idosos ao almoço e dar-lhes uma palavra de apreço. A todos, sem exceção, o meu muito obrigado.

Vasco, Marta, Verónica, João, Adélia, Filipe, Carina, Ana, Alexandrina, Milene, Virgínia, Sofia, Catarina, Isabela, Ademar, Jaime, Patrícia, Tânia, Céu, Isabel, Nina, Miguel, Orlando…aprecio a vossa dedicação, o trabalho e boa disposição que têm demostrado ao longo destes anos.

Tenham um Feliz Natal. Bem merecem.

Jorge Oliveira