Natal
Canoagem
Equitação
Teatro
  • Plano Anual de Atividades 2015-2016
DATAATIVIDADESOBJETIVOS
SETEMBRO Integração/Adaptação das Crianças - Promover a integração e adaptação das crianças à creche; - Proporcionar um ambiente que permita as crianças sentirem-se seguras; - Desenvolver atitudes de autoestima e autoconfiança; - Desenvolver hábitos de colaboração e articulação entre família, escola e comunidade; - Fomentar uma boa relação com a família atendendo às suas necessidades e dúvidas; -Criar laços afetivos entre crianças/crianças e crianças/adultos, de modo a que possam estabelecer regras para que o grupo funcione de um modo organizado.
OUTUBRO Reunião de Pais -Sensibilizar para a importância da interação entre escola/família; - Elucidar a família das atividades a desenvolver ao longo doa ano; -Dar a conhecer o projeto educativo, o plano anual de atividades e o regulamento interno da instituição.
Dia Internacional do Idoso (01/10) - Fomentar a relação entre crianças e idosos. (Convívio no parque exterior entre crianças/idosos e oferta por parte das crianças aos idosos de um foto com todos elementos da instituição, crianças, idosos e colaboradores)
Dia do Animal (04/10) - Promover a celebração da vida animal em todas as suas formas - Sensibilizar as crianças para a necessidade de proteger os animais e a preservação de todas as espécies (Sessão de sensibilização dinamizada por uma instituição de proteção de animais).
Dia Mundial da Alimentação (16/10) - Sensibilizar para a importância de uma alimentação saudável; -Dar a conhecer a importância de fazer sempre um pequeno-almoço equilibrado; -Promover uma alimentação saudável; -Fomentar a relação entre crianças e idosos (Realização de um pequeno-almoço em conjunto Crianças/Idosos.).
Dia das Bruxas/Halloween (31/10) -Fomentar a relação entre crianças e adultos de outras salas; - Dar a conhecer as tradições internacionais; -Desmistificar os medos infantis; - Avaliar as suas ansiedades e medos. (Decoração da instituição alusiva ao tem e realização de um baile máscaras)
NOVEMBRO S. Martinho/Magusto (11/11) -Reviver a tradição do S. Martinho de uma forma lúdica (Realização de um teatro alusivo à lenda de S Martinho); -Promover a preservação das tradições populares; -Proporcionar momentos de convívio e confraternização entre a comunidade escolar (Magusto).
Dia Nacional do Pijama (20/11) -Sensibilizar as famílias para outras realidades familiares; -Trabalhar com as famílias os valores da partilha e solidariedade (recolha de fundos monetários para ajudar as famílias de acolhimento); - Proporcionar uma atividade diferente (Vestir o pijama o dia todo); -Fomentar o convívio entre família/escola (Visualização de um filme acompanhado de leite quente e bolachas com as famílias e colaboradores).
DEZEMBRO Dia da Bolacha (04/12) - Proporcionar às crianças a realização de uma atividade culinária (Rever vídeos do monstro das bolachas ou episódios da rua sésamo e confecção de bolachas.)
Dia do Voluntariado (05/12) - Sensibilizar a partilha, num espirito de solidariedade.
Festa de Natal (12/12) - Reviver tradições (Decoração da instituição e realização da preda de Natal); -Proporcionar a toda a comunidade escolar, crianças, famílias e colaboradores uma atividade que permita o convívio entre todos, num espirito de alegria e confraternização (Festa de Natal, oferta de brinquedos às crianças).
JANEIRO Dia de Reis (06/01) -Relembrar Tradições; - Desenvolver o gosto pela música; -Promover relação entre escola/comunidade; - Fomentar a relação entre crianças e idosos. (Cântico das janeiras por toda a instituição e comunidade, crianças e idosos)
Dia do Mágico (31/01) - Estimular a criatividade e a imaginação; -Proporcionar um dia de magia e fantasia; -Proporcionar momentos de convívio e confraternização entre a comunidade escolar; (Visualização de um espetáculo de Magia)
FEVEREIRO Carnaval (09/02) -Reviver Tradições; -Promover a brincadeira, a alegria e a fantasia; -Promover o convívio entre a comunidade escolar.
Dia dos Namorados/Dia de São Valentim (14/02) -Fomentar a amizade e partilha
MARÇO Dia do Pai (19/03) - Proporcionar a reflecção para a importância da família, nomeadamente, a figura paternal; -Valorizar e fortalecer os laços familiares.
Dia da Árvore (21/03) - Incentivar as crianças desde pequenas a cuidar das árvores e da natureza.
Dia Mundial do Teatro (27/03) -Desenvolver a capacidade de atenção, visualização e audição; - Apelar à imaginação.
Páscoa (27/03) - Dar a conhecer as tradições associadas à Páscoa; -Promover e valorizar as tradições.
ABRIL Dia Mundial da Atividade Física (06/04) - Incentivar as crianças desde pequenas a adquirem hábitos saudáveis, nomeadamente na prática desportiva.
Dia do Beijo (13/04) - Reconhecer o beijo como sinal de afeto.
Dia Mundial do Livro (23/04) - Promover o respeito e o gosto pelo livro; - Fomentar hábitos de leitura.
Dia do Sorriso (28/04) - Reconhecer o sorriso como expressão de felicidade.
Dia Mundial da Dança (29/04) - Fomentar a arte da dança, como forma de expressão.
MAIO Dia da Mãe (01/05) -Sensibilizar para a relação mãe-filho; -Valorizar e fortalecer os laços familiares.
Dia Internacional da Família (15/05) -Valorizar e fortalecer o conceito de Família.
JUNHO Dia Mundial da Criança (01/06) - Proporcionar momentos de alegria e diversão; - Fomentar relacionamentos saudáveis entre os pares; -Valorizar a criança como um ser único e individual.
Dia Internacional do Piquenique (18/06)
(Festa de Final de ano)
- Dar a conhecer a toda a comunidade escolar (crianças, famílias e colaboradores), alguns costumes, valores e tradições da comunidade cigana.
Dia Nacional do Cigano (24/06) - Dar a conhecer a toda a comunidade escolar (crianças, famílias e colaboradores), alguns costumes, valores e tradições da comunidade cigana.
JULHO Dia Mundial das Bibliotecas (01/07) -Incentivar Pais e crianças à frequência de locais de leitura em tempos de lazer.
Dia Mundial do chocolate (07/07) - Proporcionar momentos de alegria e prazer, dando a conhecer e a provar/comer várias alimentos com chocolate.
Dia do Amigo (20/07) - Fomentar relacionamentos saudáveis entre os pares; -Fomentar a amizade e a partilha.
Dia Mundial dos Avós (26/07) -Fortalecer laços entre avós e netos.

repliki zegarków tanie repliki zegarków repliki zegarków repliki zegarków repliki zegarków repliki zegarków repliki zegarków repliki zegarków replica rolex watches rolex replica