image

A COOPfafe até 2000 (Cooperativa de Consumo), funcionava apenas com uma única Resposta Social – ATL, no Bairro da Cumieira, em paralelo um supermercado e um talho. Em 4 de maio de foram alterados os estatutos, a cooperativa passou de Cooperativa de Consumo para Cooperativa de Solidariedade Social, equiparando-se a IPSS. Neste mesmo ano foi construída a cantina, passando o ATL a servir refeições.

Em 2005 celebra um protocolo com o Banco Alimentar, a COOPfafe passa a ser entidade promotora em Fafe. Mensalmente (excetuando nos meses de agosto e dezembro) são distribuídos aproximadamente 70 cabazes de géneros alimentares a famílias carenciadas em Fafe, após ter sido elaborado um levantamento de necessidades das mesmas.

No mesmo ano a COOPfafe viu a sua candidatura ao projeto PARES (Projeto de Alargamento de Redes e Equipamentos Sociais), ser aprovada e após uma série de contratempos em fevereiro de 2012 entra em funcionamento o novo equipamento social com as seguintes respostas sociais: Creche, Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário.

Em 2013 após cedência do espaço físico no Bairro da Cumieira da Câmara Municipal de Fafe, foi criada a Loja Social, nesta podemos encontrar eletrodomésticos e mobiliário de pequeno porte, bem como vestuário e calçado, tudo isto, conseguido através da boa vontade dos voluntários.

Em dezembro de 2013 deram-se por finalizadas as obras do ATL (Projeto conseguido através da Sociedade Ponto Verde) e no novo edifício passaram a funcionar as quatro respostas sociais (Creche, Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e ATL).

Ao londo destes anos até aos dias de hoje a COOPfafe tem tido uma série de iniciativas e criado parcerias com entidades, no sentido de melhorar a qualidade de vida de todos aqueles que “passam na nossa casa”. O nosso principal objetivo é indubitavelmente tornar todos os dias… dias Felizes!